SABERES DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA CATALUNHA (NORDESTE DA ESPANHA) SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069329

Resumo

Objetivo: conhecer os saberes de estudantes de enfermagem da Catalunha sobre o uso de plantas medicinais como terapia complementar no cuidado à saúde. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de entrevista semiestruturada, realizada em março de 2016, com cinco estudantes de Enfermagem de uma Universidade da Catalunha (Espanha). Aprovada pelo Comitê de Ética n. 981.660/2015. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: para os estudantes, o uso das plantas medicinais como terapia complementar é uma opção de fácil acesso, pois há possibilidade de cultivá-las em domicílio e podem ser encontradas no comércio. O conhecimento sobre sua utilização é difundido culturalmente e repassado, especialmente, pelas gerações familiares. A escassez do ensino na academia sobre o uso de plantas medicinais mostrou-se uma preocupação dos estudantes, já que é preciso aprender para que possam ensinar aos usuários durante o exercício profissional. O uso de plantas no tratamento de doenças é um tema que deve ser explorado pela ciência, devido a sua eficácia terapêutica, fácil acessibilidade e contemplação integrativa das crenças e culturas dos indivíduos. Conclusão: os saberes populares são evidenciados a nível familiar, e a inserção destes na grade curricular dos cursos de enfermagem é salutar à formação integral do profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Rossato Badke, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Alcionir Pazatto de Almeida, Instituto Federal Farroupilha

Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Geografia: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Diretor de extensão do Instituto Federal de Farroupilha (IFFar).

Ángel Martínez-Hernáez, Universitat Rovira i Virgili

Antropólogo.Pós-doutor pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Professor Titular de Antropologia médica da Universitat Rovira i Virgili (Espanha).

Elisa Vanessa Heisler, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Laís Mara Caetano da Silva Corcini, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) . Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Graciela Dutra Sehnem, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Sandra Regina Trindade da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Cientista Social especialista em Pensamento Político Brasileiro (UFSM).

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em ciências pela Ufpel. GT ABRASCO de educação popular e saúde. Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Luana Antunes Sigaran, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

BADKE, M. R.; ALMEIDA, A. P. de; MARTÍNEZ-HERNÁEZ, Ángel; HEISLER, E. V.; CAVALHEIRO, A. dos S.; COGO, S. B.; CORCINI, L. M. C. da S.; SEHNEM, G. D.; COSTA, S. R. T. da; LEMÕES, M. A. M.; SIGARAN, L. A. SABERES DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA CATALUNHA (NORDESTE DA ESPANHA) SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2019, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069329. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69329. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos