SAÚDE E SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE HOSPITAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE A NR-32

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069048

Palavras-chave:

Gestão de Riscos, Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Gestão de Segurança, Enfermagem do Trabalho, Prevenção de Acidentes

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de profissionais da enfermagem que atuam em um Hospital de Clínicas (HC) sobre conhecimento e prática da Norma Regulamentadora 32 (NR-32). Métodos: Pesquisa qualitativa realizada com profissionais de enfermagem de um HC com utilização de Grupo Focal e análise temática do conteúdo. Resultados: A análise permitiu categorizar os dados em três núcleos temáticos, a saber: 1) Conhecimento Prévio; 2) Conhecimento Adquirido; e 3) Trabalho Real versus NR-32. Verificou-se que 39,13% entendem ser de responsabilidade da empresa a garantia de ações para reduzir riscos de adoecimento e acidentes de trabalho a todos os trabalhadores da área da saúde, isentando a responsabilidade de outros profissionais. A maioria dos participantes afirma não haver capacitação sobre NR-32 no hospital de ensino e que descumpre a norma por razões ligadas à estrutura física, a equipamentos de proteção individual (EPIs) e a fatores organizacionais relacionados aos processos de trabalho e ritmo laboral. Conclusão: Os participantes apresentam conhecimento sobre a NR-32, embora não associem a prática ao conhecimento prévio sobre a norma ou à norma em si. O estudo identificou negligência em relação às normas de saúde e segurança em situações de extrema urgência no cuidado de pacientes e instigou a reflexão sobre a importância e o cumprimento da NR-32.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ferreira Tannús, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PPGAT da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Rosimár Alves Querino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PPGAT da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vivianne Peixoto da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PPGAT da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

23-02-2024

Como Citar

TANNÚS, S. F.; QUERINO, R. A.; SILVA, V. P. da. SAÚDE E SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE HOSPITAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE A NR-32. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2014, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069048. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69048. Acesso em: 27 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos