ASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE SÃO JOÃO DOS PATOS, MARANHÃO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2068930

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Região geográfica, Serviços de saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a dinâmica de difusão da Covid-19 na rede urbana da Região Geográfica Imediata de São João dos Patos (RGISJP), Maranhão, Brasil. O período de análise considera um ano de pandemia, a ser contado a partir do primeiro caso da doença no Maranhão (20 de março de 2020 a 20 de março de 2021). Trata-se de uma análise espacial empírica, ancorada na sistematização de dados secundários e públicos, seguida de exame qualitativo sobre a polarização e influência urbana na distribuição geográfica dos casos. Considera-se a oferta de equipamentos médico-hospitalares, estabelecimentos e de médicos especialistas como principais impulsionadores na busca por atendimentos por Covid-19, na rede urbana de tais municípios. Como fontes principais para esta pesquisa, foram utilizados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) por meio do Tabwin, utilizando os Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do SUS como também o Cadastro Nacional de Saúde (CNES). Os dados apontam para a rarefeita e concentrada oferta de serviços médico-hospitalares, sendo que o centro urbano principal (São João dos Patos) não possui tanto destaque na oferta desses serviços, o que, por consequência, impulsiona mais fluxos populacionais, ampliando a rede de contágio a outros municípios da região e aumentando a taxa de contaminados e casos de óbitos pelo novo coronavírus em centros que concentram serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É docente permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. 

Ricardo Felipe dos Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduando em Geografia. Bolsista de Iniciação Científica.

Ligia Mikaelly dos Reis Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em Geografia. Bolsista de Iniciação Científica

Downloads

Publicado

09-02-2024

Como Citar

OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. F. dos; SILVA, L. M. dos R. ASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE SÃO JOÃO DOS PATOS, MARANHÃO, BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2010, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2068930. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68930. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos