DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE PREMATURA POR DOENÇAS DO APARELHO CARDIOVASCULAR NOS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO (2011-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2068744

Resumo

Objetivo: analisar a distribuição espacial e os fatores associados à redução da Taxa de Mortalidade Prematura por Doença do Aparelho Cardiovascular nos municípios do Estado do Rio de Janeiro no período de 2011 a 2020. Métodos: estudo ecológico de Dados em Painel. Foram calculadas as taxas de mortalidade e analisada a distribuição espacial com base cartográfica estadual. As variáveis independentes incluíram coberturas da Estratégia Saúde da Família e saúde suplementar, taxas de internações por condições sensíveis à Atenção Primária, taxas de enfermeiros, médicos e médicos cardiologistas por 1000 habitantes, razão de leitos de internação por 1000 habitantes e taxa de despesas totais com saúde (R$) por habitante. Para análise dos fatores associados à mortalidade foram realizadas três modelagens. Resultados: observou-se decréscimo das taxas de mortalidade após 2017, com taxas mais elevadas nas regiões Metropolitana I, Centro-Sul Fluminense e Médio Paraíba. Fatores associados à redução da mortalidade incluíram taxas de enfermeiros, despesas totais com saúde e taxas de internações por condições sensíveis à Atenção Primária. Conclusão: obseva-se a necessidade de incrementar os investimentos municipais em ações de saúde e a presença de profissionais de saúde que lidem centralmente com mudanças no estilo de vida populacional, como os enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor associado do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Rosangela Bello, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Médica. Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Marcia Cristina Ribeiro Paula, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Médica. Diretora Técnica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Adriana Paulo Jalles, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Bolsista do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ).

Sonia Regina Reis Zimbaro, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense

Médica. Bolsista do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ)

Juliana Mendes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Luiza Mara Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ

Downloads

Publicado

22-01-2024

Como Citar

RAFAEL, R. de M. R.; BELLO, R.; PAULA, M. C. R.; JALLES, A. P.; ZIMBARO, S. R. R.; SILVA, J. M. da; CORREIA, L. M. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE PREMATURA POR DOENÇAS DO APARELHO CARDIOVASCULAR NOS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO (2011-2022). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2001, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2068744. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68744. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos