INCÊNDIOS NO BRASIL: MAPEAMENTO E LETALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2068688

Palavras-chave:

Letalidade em incêndios, Mapeamento de incêndios, Incêndios no Brasil

Resumo

Afirmar a quantidade de incêndios no Brasil, seu mapeamento e letalidade é um desafio para pesquisadores e instituições. Este trabalho tenta lançar luz a questão, apresentando a distribuição geográfica dos 737.199 incêndios registrados pelos Corpos de Bombeiros dos 26 Estados da Federação e Distrito Federal, em um triênio (2017 – 2019). Investigou-se também a quantidade de possíveis mortes derivantes destes eventos, no mesmo período, chegando a números que ultrapassam os 2,5 mil óbitos. Documentos estatísticos dos 10(dez) Estados com maior população no Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Pará e Santa Catarina) foram analisados para, entre outras ponderações, conhecer as características dos incêndios que mais acometem as cidades brasileiras. Destaca-se que nestes Estados habitam, em média, três de cada quatro brasileiros e no ano de 2017, nestes mesmos territórios, foram registrados 78,42% das mortes em incêndios no país. Finalmente os números de incêndios no Brasil são comparados com o padrão mundial e mais especificamente com seis países que tem população acima de 50 milhões de habitantes (Estados Unidos da América, Rússia, Vietnam , França, Reino Unido e Itália), observando coincidências como a proximidade no percentual de incêndios em edificações e discrepâncias como na quantidade de Bombeiros Profissionais por 10 (dez) mil habitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Corrêa, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco | Universidade Federal de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco - UPE; Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: NUPESP - UPE, RISCTEC - UFPE e IGNIS - UFMG; Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; Professor Covidado na Pós-Graduação em Engenharia de Incêndios - UFPE.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Como Citar

CORRÊA, C. INCÊNDIOS NO BRASIL: MAPEAMENTO E LETALIDADE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2007, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2068688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68688. Acesso em: 28 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos