AMBIENTES VERDES RESTAURADORES E SAÚDE MENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2068349

Palavras-chave:

Psicologia Ambiental, Ambientes restauradores, Saúde mental, Áreas verdes urbanas

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi analisar os estudos empíricos que compreendem a relação dos ambientes verdes e saúde mental enfocando na relação pessoa- ambiente. Para tanto, buscou-se responder à pergunta: Qual a relação entre as variáveis pessoa-ambiente em estudos empíricos, considerando as diferentes abordagens teóricas, os diferentes instrumentos metodológicos utilizados? As bases de dados escolhidas para a revisão foram Psycinfo, Pubmed, Scopus e Web of Science. Foram selecionados 19 artigos, os quais foram analisados na íntegra e descritos quanto ao número de participantes, o método, os instrumentos utilizados e outras variáveis mensuradas. Foram usadas as seguintes palavras chave e combinações: “mental health” and “restorative environments”. Os resultados apontam a uma relação significativa entre as variáveis. Destaca-se que treze artigos descrevem a relação dos ambientes restauradores com saúde mental associando a promoção de qualidade de vida e redução dos níveis de estresse e fadiga mental. As relações bidirecionais entre ambientes verdes e diminuição direta do stress foram abordadas em apenas três artigos e questiona-se a escassez de estudos nessa direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilda Rodrigues Nogueira, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Psicologia pela UNIVERSIDADE SÃO MARCOS (1982), Especialização em Psicodrama e Psicoterapia de Grupo pelo Instituto Rio-Pretense de Psicodrama-Febrap (1999) , Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Júlio Mesquita (2004), Aperfeiçoamento em Formação de Tutores ( 2012) , Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional  pelo PPGMADRE/Unoeste

Ana Paula Alves Favareto, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras ? Campus de Assis (2002-2005) e Mestrado (2006-2008) e Doutorado (2008-2011) em Biologia Celular e Estrutural, com área de concentração em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professora de Embriologia do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista. Também faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da mesma instituição

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista

Geógrafa pela UNESP/FCT. Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo. Coordenadora do Programa (Mestrado e Doutorado) em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE. Diretora da Faculdade de Artes, Ciencia, Letras e Educação de Presidente prudente- UNOESTE. Coordenadora do Curso de Geografia da Unoeste. 

Downloads

Publicado

27-03-2024

Como Citar

NOGUEIRA, Z. R.; FAVARETO, A. P. A.; ARANA, A. R. A. AMBIENTES VERDES RESTAURADORES E SAÚDE MENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2024, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2068349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68349. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos