PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS SOBRE AS BASES INTEGRATIVAS EM SAÚDE E A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Kássia Luzia Lima Rodrigues Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Maria Luiza Rodrigues Torres Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Claudio José dos Santos Júnior Universidade de São Paulo
  • John Victor dos Santos Silva Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2853-1968
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1968136

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Educação universitária, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções dos estudantes de saúde sobre o ensino e as práticas pautadas na saúde integral e na interprofissionalização. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma universidade pública de Alagoas com a participação de estudantes da área de enfermagem, medicina e terapia ocupacional. A produção de dados aconteceu com a utilização da técnica de grupo focal. Resultados: Vários questionamentos foram levantados quanto à prática formativa instituída no espaço acadêmico, elucidando os problemas e expectativas frente à adequação do modelo e experiências que se contrapõem ao modelo pensado e metodizado para a interprofissionalidade. Conclusão: Ressalta-se que integrar as áreas do conhecimento significa agregar diferentes dimensões e conceitos à experiência profissional. Ademais, a universidade deve enfrentar as demandas, considerando as novas perspectivas na abordagem da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-10-2023

Como Citar

RODRIGUES, K. L. L.; TORRES, M. L. R.; SANTOS JÚNIOR, C. J. dos; SILVA, J. V. dos S.; RIBEIRO, M. C. PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS SOBRE AS BASES INTEGRATIVAS EM SAÚDE E A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 19, p. e1930, 2023. DOI: 10.14393/Hygeia1968136. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68136. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos