“ONDE ESTÃO AS PESSOAS TRANS?”: TEMÁTICA DA TRANSGENERIDADE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia1967954Palavras-chave:
Minorias sexuais e de gênero, Programas de graduação em Enfermagem, Currículo, Pessoas Transgênero, Território SocioculturalResumo
Objetivo: Investigar se/como a transgeneridade é abordada nos cursos de graduação em Enfermagem das Universidades Federais Brasileiras. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, de base documental, do tipo analítico-descritivo, que utilizou dados provenientes do portal e-Mec, Projetos Pedagógicos de Curso, ementas de componentes curriculares e informações dos grupos de pesquisas cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil. Resultados: Foram identificadas 51 universidades, das quais 21 abordam a temática da transgeneridade em seu Projeto Pedagógico de Curso e 21 grupos de pesquisa que trabalham com a temática, distribuídos em todas as regiões do Território Nacional. Conclusão: De acordo com os resultados, a temática da transgeneridade vem ocupando espaço nas Universidades Federais Brasileiras, no entanto é imprescindível a ampliação dos espaços de formação, sobretudo incorporando a perspectiva e produção de pesquisadoras/es trans, afim de garantir a pluralidade desse ambiente e subsídio para as futuras atuações profissionais.