INFLUÊNCIAS DE CONDICIONANTES SOCIODEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E URBANÍSTICOS SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 EM MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Ramon Lucato de Aguilar Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1965686

Palavras-chave:

Geografia da Saúde, Análise Espacial, Epidemiologia, COVID-19, Mato Grosso

Resumo

Em vista das abordagens discordantes sobre as relações entre a pandemia de COVID-19 e características físicas, sociais e econômicas de áreas urbanas, a pesquisa proposta contribui para o avanço no esclarecimento de uma questão que se mostra cardeal para o planejamento de assentamentos humanos no futuro, ao investigar as relações entre indicadores sobre transmissão, hospitalização e óbitos associados à doença com indicadores sociodemográficos, socioeconômicos e urbanísticos em todos os municípios do estado de Mato Grosso (Brasil), desde o momento em que se confirmou o primeiro caso da afecção no estado – 16 de março de 2020 – até 31 de dezembro de 2021. Para tanto, foram efetuadas análises de regressão e examinados padrões espaciais locais, antes dos quais foi empregada técnica de Análise de Componentes Principais (ACP) a fim de se identificarem as variáveis explanatórias mais significativas. Encontraram-se correlações positivas significativas entre variáveis associadas à Difusão e variáveis associadas a fatores socioeconômicos, assim como entre Difusão e Importância do município e indicadores relativos à Morbidade (Mortalidade e Letalidade). Estes, por outro lado, foram negativamente correlacionados às variáveis socioeconômicas e de densidade (no que se refere à aglomeração intradomiciliar).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-05-2023

Como Citar

AGUILAR, R. L. de. INFLUÊNCIAS DE CONDICIONANTES SOCIODEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E URBANÍSTICOS SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 EM MATO GROSSO, BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 19, p. e1913, 2023. DOI: 10.14393/Hygeia1965686. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/65686. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos