DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE DE MINORIAS LINGUÍSTICAS: ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O NÍVEL DE RENDA E EDUCAÇÃO DE POPULAÇÕES FRANCÓFONAS IDOSAS NA PROVÍNCIA DE ONTÁRIO, CANADÁ

Autores

  • Filipe Antunes Lima Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Presidente Prudente
  • Louise Bouchard Universidade de Ottawa

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia64690

Palavras-chave:

Condição de vida, Determinantes sociais da saúde, Minorias linguísticas

Resumo

O envelhecimento populacional, o aumento da proporção de pessoas com 65 anos ou mais na população geral, é um fenômeno global e se intensificará ainda mais. Tal realidade representa um desafio à sociedade no que diz respeito às condições de vida, mais especificamente à saúde dessas populações. Os determinantes sociais da saúde, definidos em termos gerais como as condições de vida e trabalho da população, é um conceito importante nessa discussão. Insegurança financeira, baixos níveis de educação, moradia inadequada, isolamento, solidão, entre outras, são exemplos de elementos que compõem essa complexa realidade. Tal condição de vida precária tende a se manifestar de forma mais intensa em um contexto de minoria linguística. O Canadá possui oficialmente duas línguas, porém os francófonos são considerados minoria linguística em todo o território canadense, exceto na província de Quebec. O objetivo deste estudo é analisar a desigualdade entre os níveis de renda e educação de idosos francófonos em situação minoritária linguística, em relação aos idosos anglófonos em Ontário, Canadá, a partir de dados do Censo canadense de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

LIMA, F. A.; BOUCHARD, L. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE DE MINORIAS LINGUÍSTICAS: ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O NÍVEL DE RENDA E EDUCAÇÃO DE POPULAÇÕES FRANCÓFONAS IDOSAS NA PROVÍNCIA DE ONTÁRIO, CANADÁ. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], p. 168–179, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia64690. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/64690. Acesso em: 21 maio. 2022.