PESQUISAS REALIZADAS PELO PRÓ-SAÚDE GEO ENTRE 2010 E 2020 NA ÁREA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E ENSINO: TEORIAS, GRUPOS DE PESQUISA E TRABALHO DE CAMPO

Autores

  • Martha Priscila Bezerra Pereira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia64266

Palavras-chave:

Pesquisa, Metodologia, Iniciação Científica

Resumo

Este texto trata de uma síntese dos trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica realizada pelo Grupo de Pesquisa Pró-Saúde Geo entre 2010 e 2020 e suas aplicabilidades na graduação em Geografia da UFCG – campus Campina Grande, Paraíba, Brasil. Desta forma, tem como objetivo fazer uma síntese das pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 relacionadas a linha “Metodologia da Pesquisa e ensino” pelo grupo de Pesquisa em Geografia para promoção da saúde. Para viabilizar esta síntese optou-se pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de referências; b) análise de pesquisas de iniciação científica realizadas entre 2010 e 2020 na linha de pesquisa “Metodologia da pesquisa e ensino” e; c) levantamento documental. Como principais resultados para o grupo de pesquisa percebeu-se que essas pesquisas trouxeram uma maior dinâmica no uso de teorias, de opções metodológicas e em relação a organização de um trabalho de campo melhor planejado. Para as disciplinas houve uma melhoria na qualidade de seu conteúdo teórico e viabilizou maior qualidade na relação teórico-prática, principalmente na execução de trabalhos de campo. Em síntese, essas pesquisas, inicialmente básicas, apresentaram aplicabilidades tanto para o ensino quanto para o próprio grupo de pesquisa e potencialmente serve de base para projetos de extensão.

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Publicado

18-02-2022

Como Citar

PEREIRA, M. P. B. PESQUISAS REALIZADAS PELO PRÓ-SAÚDE GEO ENTRE 2010 E 2020 NA ÁREA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E ENSINO: TEORIAS, GRUPOS DE PESQUISA E TRABALHO DE CAMPO . Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, p. 136–154, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia64266. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/64266. Acesso em: 26 jul. 2024.