UTILIZAÇÃO DO KOBOTOOLBOX PARA CARACTERIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ-GO, 2019

Autores

  • Juliana Freitas Silva Universidade Federal de Jataí
  • Maria José Rodrigues Universidade Federal de Jataí
  • Márcio Rodrigues Silva Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia64264

Palavras-chave:

Coleta de dados, Metodologias em saúde, Estabelecimentos de saúde

Resumo

Os estabelecimentos públicos de saúde compõem a rede pública municipal de saúde das cidades, e para que eles desenvolvam um atendimento de qualidade, que permita o acesso da população, é de fundamental importância conhecer as características desses locais. Diante disso, o trabalho proposto tem por objetivo caracterizar os estabelecimentos públicos de saúde da cidade de Jataí – Goiás por meio do sistema KoBoToolbox, de modo a testar as ferramentas que ele possui para pesquisas na área da saúde. A proposta de utilização dessa ferramenta se originou nas aulas da disciplina optativa Análise da paisagem utilizando Open Data Kit (ODK) e KoBoToolbox, no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Para o desenvolvimento das atividades, o questionário foi estruturado no escritório e em campo utilizando-se o KoBoToolbox pelo aparelho de celular, o que possibilitou o deslocamento para os estabelecimentos de saúde. A cidade de Jataí apresenta nove unidades básicas de saúde e o Hospital das Clínicas que realiza, além dos atendimentos básicos, atendimentos de média e alta complexidade para moradores da cidade e região. O sistema se mostrou uma ferramenta bastante eficaz para o desenvolvimento de atividades em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Freitas Silva , Universidade Federal de Jataí

Doutoranda em Geografia e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (2018).Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2009). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2006). Servidora Pública Federal, área administrativa na Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013 - atual).013 - atual).

Maria José Rodrigues , Universidade Federal de Jataí

Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica do espaço urbano, violência urbana e políticas públicas. Possui graduação e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013).

Márcio Rodrigues Silva , Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado em Geografia pelo IESA/UFG. Coordenou os cursos de graduação em Geografia da UFG/Jataí por oito anos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, onde coordena o Laboratório de Geografia Urbana e da Saúde. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos Urbanos.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

SILVA, J. F.; RODRIGUES , M. J.; SILVA , M. R. UTILIZAÇÃO DO KOBOTOOLBOX PARA CARACTERIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ-GO, 2019. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], p. 120–135, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia64264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/64264. Acesso em: 18 ago. 2022.