PERFIL DOS CONSELHEIROS LOCAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia63937

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Controle Social, Conselhos de Saúde

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever o perfil dos conselheiros locais de saúde (CLS) do município de Joinville/SC. Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa do tipo levantamento. O procedimento de coleta de dados utilizado foi um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas em que houve a participação de 71 CLS de um total de 264. Verificou-se prevalência de CLS do gênero feminino, casados, empregados do setor público, sem experiência na área da saúde e representantes dos usuários (sociedade civil) e do Distrito de Saúde Norte. Os CLS valorizam desse espaço de controle social e veem sua intervenção como relevante para a efetivação do SUS. A avaliação dos respondentes foi positiva quanto ao apoio e a transparência do município no que diz respeito ao apoio técnico, à infraestrutura e ao acesso às informações necessárias para a efetivação da participação e do controle social. A relação com o CMS foi vista como favorável para o fortalecimento do SUS em Joinville. A capacitação dos CLS é percebida como necessária e que requer investimento por parte do poder público. Demandas como o papel dos conselheiros, orçamento público, atuação do Ministério Público e transparência social, foram citadas como possíveis temas em futuras capacitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara dos Reis Vaichulonis, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville.

Fernando de Oliveira Ullirsch, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville.

Andrea Heidemann, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Assitente Social, Mestre em Desenvolvimento Regional, Doutora em Saúde e Meio Ambiente, Professora da Área de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

VAICHULONIS, I. dos R. .; ULLIRSCH, F. de O.; HEIDEMANN, A. .; BRILINGER, C. O. PERFIL DOS CONSELHEIROS LOCAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], p. 12–22, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia63937. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/63937. Acesso em: 14 ago. 2022.