EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PONDERAÇÕES DE UM ITINERÁRIO FREIRIANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia63882Palavras-chave:
Educação em Saúde, Itinerário Freiriano, IntersetorialidadeResumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a investigação temática “Educação em Saúde”, a partir da metodologia de Círculo de Cultura de Freire, abarcando os profissionais da Saúde e da Educação Básica de Ensino. O objetivo da proposta consistiu em desvelar mediações que condicionem a dialogicidade intersetorial e a aprendizagem significativa acerca de respostas que levem a intervenções promotoras de saúde em territórios de ação desses profissionais. Consolidando a pesquisa, o trabalho foi dividido em três momentos de dialogicidade e reflexão: Temas Geradores, Codificação/ Descodificação e Desvelamento Crítico. Os resultados obtidos apontaram que, adentrar a intersetorialidade com a temática em questão permitiu promover a elucidação de conceitos até então desconhecidos entre os participantes, bem como sua (re)significação frente ao processo dialógico. Também, sinalizaram que recursos midiáticos aplicados em pesquisa participativa, são doravante contributivos. Salienta-se que, buscar a integração das diferentes áreas de conhecimento com vistas a autonomia no conjunto das ciências, implica reconhecer o território como forma indissociável a reprodução do trabalho e da dimensão histórica dos grupos socais. De fato, esta etapa futura mostra-se como um desafio a ser dirimido.