AGRONEGÓCIO E ACIDENTES DE TRABALHO LETAIS EM ARMAZÉNS GRANELEIROS DO MATO GROSSO (2019-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1963846

Palavras-chave:

Segurança do trabalho, NR-33, Espaços confinados, Cooperativas

Resumo

Objetivo: Delinear a distribuição e caracterização dos acidentes letais em armazéns de grãos do Mato Grosso ocorridos entre 2019 e 2021, identificando as principais causas dos óbitos nessas importantes instalações do agronegócio brasileiro. Métodos: Pesquisa documental referente a consultas em jornais eletrônicos e sites de notícias sobre os casos ocorridos no período delimitado, por meio da ferramenta de busca do google, além de revisão da literatura sobre acidentes e segurança de trabalho em ambientes confinados e as condições de reprodução do espaço agrário, e de consulta aos bancos de dados da Conab, IBGE e demais instituições similares. Resultados: A pesquisa constatou que há um padrão de distribuição geográfica das mortes concentradas no Centro-sul, circunscritas às áreas produtoras de grãos, com o estado de Mato Grosso liderando o ranking com 17 casos, quase a metade dos ocorridos no país (37). Além disso, revelou o não cumprimento rigoroso das normas de segurança (NR) como a principal causa das mortes – em 70% dos óbitos os funcionários não faziam uso dos equipamentos de segurança necessário para a função. Conclusão: A partir da identificação e análise dos casos em pontos específicos, foram sugeridas medidas que tencionam reduzir ou eliminar os acidentes nos municípios identificados na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Bomfim do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Mestre   e   Doutor  em   Geografia  pela Universidade  Federal Fluminense. Pesquisador  Associado ao  Núcleo de  Estudos  e  Pesquisas  Agro Ambientais  (NEPAM) do Programa  de  Pós  Graduação  em   Geografia  da  Universidade  Federal   Fluminense.

 

Jacob Binsztok, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular de Geografia Humana da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Geografia pela USP. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Agro Ambientais (NEPAM) do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador  de Produtividade Nível 2  do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. 

Downloads

Publicado

17-03-2023

Como Citar

NASCIMENTO, L. B. do; BINSZTOK, J. AGRONEGÓCIO E ACIDENTES DE TRABALHO LETAIS EM ARMAZÉNS GRANELEIROS DO MATO GROSSO (2019-2021). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 19, p. e1907, 2023. DOI: 10.14393/Hygeia1963846. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/63846. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos