BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NO CONTROLE E TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS (DM) - REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Isabela Silva Peres da Conceição Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) Centro Universitário Módulo e Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
  • Ana Carolina Lacerda Borges Graduada em Fisioterapia e Mestre em Engenharia Biomédica Centro Universitário Módulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia17055287

Palavras-chave:

Diabetes, Alimentos Funcionais, Tratamento

Resumo

O Diabete Mellitus (DM) é uma doença ocasionada pela deficiência na ação ou produção da insulina no pâncreas, atingindo mais de 300 milhões de pessoas mundialmente. Acredita-se que os casos ultrapassem em 2035, mais de 19,2 milhões de pessoas somente no Brasil. Nesse contexto, sabe-se que a alimentação é fator primordial para o tratamento do DM, e que, juntamente com os medicamentos periódicos e atividades físicas, determinarão o controle e uma boa qualidade de vida para os indivíduos diabéticos. Assim, acredita-se que os alimentos funcionais realizem ações metabólicas no organismo, sendo responsáveis por auxiliar neste controle, principalmente na diminuição da glicose na corrente sanguínea. Portanto, esse trabalho tem como objetivo avaliar os benefícios dos alimentos funcionais no controle e tratamento do Diabetes Mellitus (DM). Foi desenvolvido um trabalho de revisão de literatura, iniciado no mês de maio de 2017 e finalizado em novembro de 2017, utilizando como palavras chaves: “Diabetes”, “Alimentos Funcionais” e “Tratamento”. Os benefícios dos alimentos funcionais no controle e no tratamento do DM estão vinculados à redução da absorção de glicose, da resistência à insulina, da destruição das células beta do pâncreas, contribuindo diretamente na manutenção da glicemia por meio dos compostos funcionais encontrados em diversos alimentos como a aveia, oleaginosas, probióticos, gorduras poli-insaturadas (Ômega 3) e soja. O Biólogo tem papel primordial no que diz respeito às pesquisas vinculadas a essa temática, sendo profissional de destaque, podendo contribuir de forma ativa para o crescimento da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

CONCEIÇÃO, I. S. P. da .; BORGES, A. C. L. . BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NO CONTROLE E TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS (DM) - REVISÃO DE LITERATURA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 17, p. 26–44, 2021. DOI: 10.14393/Hygeia17055287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/55287. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos