O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Gláucia Guimarães de Souza Neme Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Universidade Federal de Uberlândia
  • Jean Ezequiel Limongi Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia16049861

Palavras-chave:

Professores universitários, riscos ocupacionais, saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática para avaliar a relação entre condições organizacionais de trabalho e queixas e/ou agravos à saúde em docentes do ensino superior. Métodos: Foram realizadas buscas em cinco bases de dados por meio das palavras-chave “professores universitários”, “riscos ocupacionais”, “saúde do trabalhador” e Brasil. Foram incluídos artigos originais de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicados no período compreendido entre 2000 e 2016 no idioma inglês e português. Resultados: a revisão identificou 162 estudos que abordavam a temática, dos quais 22 atenderam plenamente aos critérios estabelecidos. O estudo evidenciou diversos fatores do trabalho interferindo no estado de saúde dos docentes, desencadeando agravos, com destaque para alterações da saúde mental, mas também apontou realização pessoal no desenvolvimento das atividades laborais e qualidade de vida satisfatória. Conclusão: o adoecimento entre professores universitários ocorre, principalmente, devido à exaustão ocasionada pelo modo de produção do trabalho, que impõe uma sobrecarga de atividades, deixando-os em situação de vulnerabilidade.

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Publicado

08-04-2020

Como Citar

GUIMARÃES DE SOUZA NEME, G. .; LIMONGI, J. E. . O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 16, p. 1–10, 2020. DOI: 10.14393/Hygeia16049861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/49861. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos