O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia16049861Palavras-chave:
Professores universitários, riscos ocupacionais, saúde do trabalhadorResumo
Objetivo: o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática para avaliar a relação entre condições organizacionais de trabalho e queixas e/ou agravos à saúde em docentes do ensino superior. Métodos: Foram realizadas buscas em cinco bases de dados por meio das palavras-chave “professores universitários”, “riscos ocupacionais”, “saúde do trabalhador” e Brasil. Foram incluídos artigos originais de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicados no período compreendido entre 2000 e 2016 no idioma inglês e português. Resultados: a revisão identificou 162 estudos que abordavam a temática, dos quais 22 atenderam plenamente aos critérios estabelecidos. O estudo evidenciou diversos fatores do trabalho interferindo no estado de saúde dos docentes, desencadeando agravos, com destaque para alterações da saúde mental, mas também apontou realização pessoal no desenvolvimento das atividades laborais e qualidade de vida satisfatória. Conclusão: o adoecimento entre professores universitários ocorre, principalmente, devido à exaustão ocasionada pelo modo de produção do trabalho, que impõe uma sobrecarga de atividades, deixando-os em situação de vulnerabilidade.