ESTUDO DE CASO: OS IDOSOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Márcia Constância Pinto Aderne Gomes UNIGRANRIO
  • Michel Jean Marie Thiollent UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia143001

Palavras-chave:

Idosos. Atenção Primária à Saúde. Cuidado. SUS.

Resumo

O envelhecimento da população ocorre processualmente, não é homogêneo e tem grande impacto nos sistemas de saúde. O cuidado e a assistência devem ser organizados de forma a atender tanto à senescência quanto à senilidade. Esta pesquisa qualitativa buscou conhecer e relatar o cotidiano das práticas de saúde de uma unidade de atenção primaria à saúde do SUS para pacientes idosos. Optamos pela Metodologia do Estudo de caso para compreender a demanda e oferta de ações e serviços de saúde, organização da assistência, infraestrutura, processo de trabalho e produção de cuidado como aconteceram na prática, tendo como base a carteira de serviços de atenção primária e o modelo teórico de Donabedian. Diferentes tipos de dados foram coletados e apresentados sob a forma de relatório. A unidade foi palco de um grande número de consultas e procedimentos de complexidade variável para idosos, embora apresentasse uma estrutura não amistosa e inadequada para idosos. Os processos de trabalho foram impactados pela formação e qualidade técnica e pelas relações interpessoais estabelecidas, surgindo iniciativas que superaram as dificuldades e mesmo em condições adversas foi possível oferecer um cuidado diferenciado para o idoso. Conviver e acompanhar idosos nas suas necessidades por saúde apresentou diversos desafios, entre os quais se destacaram os cuidados no momento da terminalidade da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Constância Pinto Aderne Gomes, UNIGRANRIO

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e possui título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é Chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde do C.M.S.  Maria Augusta Estrella - Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

http://lattes.cnpq.br/8013709912647920

Michel Jean Marie Thiollent, UNIGRANRIO

Formado em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

GOMES, M. C. P. A.; THIOLLENT, M. J. M. ESTUDO DE CASO: OS IDOSOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 1–16, 2019. DOI: 10.14393/Hygeia143001. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/40964. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos