PERFIL SOCIOECONÔMICO E EPIDEMIOLÓGICO: UMA ANÁLISE DAS POPULAÇÕES ATENDIDAS POR UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA CIDADE DE JATAÍ (GO)

Autores

  • Natalli Adriane Rodrigues Souza Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
  • Maria José Rodrigues Professora da Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí.

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia142710

Palavras-chave:

Situação Socioeconômico. Epidemiológico. Unidade Básica de Saúde. Jataí-GO.

Resumo

O presente estudo objetivou verificar os perfis socioeconômicos e epidemiológicos das populações atendidas pela Unidade Básica de Saúde da Família Estrela D' Alva, no município de Jataí- GO. Para a coleta de dados utilizou-se o censo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2010, e o E-sus (Estratégias do Sistema Único de Saúde) para o ano de 2015, buscou-se identificar os perfis epidemiológico e socioeconômico da região estudada, considerando dados referentes à renda, saneamento básico, população e diagnóstico de saúde da comunidade atendida pela UBSF local. A análise desses dados permitiu a geração de gráficos, quadros e mapas demonstrando que 44% da população vive com até 2 salários mínimos, cerca de 60% dos domicílios não recebem água tratada, 52% não tem coleta de lixo e 70% não tem rede de esgoto. Dentre a população atendida por essa UBSF quase um terço é formada por idosos, destacando-se as doenças crônicas como as mais recorrentes no ano de 2015. Diante disso, esse estudo se torna importante para a identificação dos perfis socioeconômico e epidemiológico e para a compreensão da relação que a população local estabeleceu com o local de moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalli Adriane Rodrigues Souza, Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí, e atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí, com ênfase na área da Geografia Humana, com estudos na Geografia da Saúde.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

RODRIGUES SOUZA, N. A.; RODRIGUES, M. J. PERFIL SOCIOECONÔMICO E EPIDEMIOLÓGICO: UMA ANÁLISE DAS POPULAÇÕES ATENDIDAS POR UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA CIDADE DE JATAÍ (GO). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 124–135, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia142710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/39824. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos