AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia132509Resumo
O presente estudo aborda o sistema de avaliação utilizado para checar a aprendizagem de alunos ingressantes em um Curso Técnico em Enfermagem, da rede pública federal de ensino, referente a técnicas básicas na subfunção de práticas integradas I. O interesse por pesquisar este tema teve sua origem em frequentes queixas de estudantes deste curso quanto à insegurança e ao estresse gerado pela ansiedade, provocada pelo medo de errar e de fracassar, levando-os a uma possível reprovação. Diante disso, este estudo teve como objetivos analisar as influências do processo de avaliação dessa subfunção, realizada no ambiente de laboratório, sobre os estudantes do referido curso e quais as implicações dessa modalidade de avaliação em sua formação e motivação para aprender. Contextualizado no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizou-se como referencial teórico a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 17 estudantes do segundo período do curso, cujo número de participantes foi definido pela saturação nas respostas a um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados apontam, entre outras questões, a necessidade de formação continuada dos educadores, que possibilite o diálogo permanente e a ressignificação do que seja avaliar.