PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE SOBRE CONHECIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS COLABORADORES

Autores

  • Nelma do Carmo Fernandes Borges UNICERP - Centro Universitário do Cerrado
  • Marlucio Anselmo Alves IFTM - Instituto Federal do Triangulo Mineiro
  • Glória Lúcia Alves Figueiredo UNIFRAN - Universidade de Franca
  • Gisélia Gonçalves de Castro UNICERP - Centro Universitário do Cerrado

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1335650

Palavras-chave:

Resíduos de saúde, Educação em Saúde, Capacitação, Enfermagem

Resumo

As ações dos profissionais de saúde são permeadas pelo estresse do atendimento e resultados esperados pelos clientes, aliado a estes fatores o ambiente insalubre torna estas atividades arriscadas e exigem destes o conhecimento não somente científico, mas de normas de segurança extremamente importantes para sua saúde ocupacional. Estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de identificar o conhecimento dos colaboradores envolvidos diretamente com a gestão e manuseio dos resíduos de serviços de saúde, bem como avaliar o conhecimento e qualificação dos colaboradores selecionados frente à implementação e ao funcionamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e avaliar a aplicação do conhecimento na rotina diária dos colaboradores. O cenário do estudo foi o município de uma cidade mineira. A pesquisa abordou sete Unidades Básicas de Saúdes (UBS's) e o Pronto Socorro Municipal de um município no interior de Minas Gerais. Os participantes da pesquisa foram dois técnicos de enfermagem e um profissional da área de limpeza de cada estabelecimento, totalizando 24 participantes. A análise de dados foi por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram o desconhecimento dos participantes quanto aos aspectos relacionados ao PGRSS. O estudo evidenciou a necessidade de treinamento dos membros da equipe de saúde e a importância da atuação do enfermeiro enquanto coordenador deste processo, com vista à prática correta, minimização de danos aos profissionais, pacientes e meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma do Carmo Fernandes Borges, UNICERP - Centro Universitário do Cerrado

Professor Universitário , especialista em Educação e Ensino Aprendizagem de Biologia.

Marlucio Anselmo Alves, IFTM - Instituto Federal do Triangulo Mineiro

Doutor em Geografia pela UFU - Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Coordenador EAD/ campus Patrocínio, Docente EBTT do IFTM.

Glória Lúcia Alves Figueiredo, UNIFRAN - Universidade de Franca

Professor do Programa de Doutorado da UNIFRAN, Doutora em Sáude Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Gisélia Gonçalves de Castro, UNICERP - Centro Universitário do Cerrado

Professor Universitário no UNICERP, Mestre em Promoção da Saúde pela UNIFRAN.

Downloads

Publicado

22-06-2017

Como Citar

BORGES, N. do C. F.; ALVES, M. A.; FIGUEIREDO, G. L. A.; CASTRO, G. G. de. PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE SOBRE CONHECIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS COLABORADORES. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 14–23, 2017. DOI: 10.14393/Hygeia1335650. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/35650. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos