TERRITÓRIO E RISCOS AMBIENTAIS: PERFIL DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESF - BAIRRO DE LOURDES, ANÁPOLIS-GOIÁS

Autores

  • Giovana Galvão Tavares Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Osmar Pereira dos Santos Mestre em Ciências Ambientais
  • Lucimar Pinheiro Rosseto Centro Universitário de Anápolis, Goiás.
  • Genilda Darc Bernardes Centro Universitário de Anápolis, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1231621

Palavras-chave:

Território, Riscos, Estratégia da Saúde da Família (ESF), Anápolis

Resumo

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada pelo Ministério da Saúde como uma importante ferramenta para o alcance dos objetivos da Atenção Básica. Entre os seus princípios, a ESF visa à promoção da saúde da comunidade, desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Este estudoapresenta o perfil da população adstrita e os condicionantes da produção de saúde-doença no território de abrangência da ESF/UBSF do Bairro de Lourdes, Anápolis/GO. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, coleta de informações por meio de trabalho de campo e produção de mapas utilizando o software Arc Gis. Os resultados apontam a vulnerabilidade da área para a produção da saúde. O território necessita de atenção específica por parte dos gestores públicos para ampliar a quantidade de equipamentos sociais, além de providenciar a construção dos que ainda não existem (parques e praças). O território tem privações de áreas de lazer, ficando restrito a bares e lanchonetes refletindo diretamente na saúde da população e revelados pelos elevados números de hipertensos e diabéticos. Outros condicionantes que aumentam ainda mais a vulnerabilidade da população adstrita são os riscos ambientais e sociais expressos pela presença de lotes baldios, degradação ambiental e ausência de sistema de esgotamento que aumentam a probabilidade de ocorrer doenças como dengue e diarréia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Galvão Tavares, Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993); especialização em Geociências pelo IG/UNICAMP; mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da UniEvangélica, atuando no curso de graduação em Odontologia e no Mestrado Multidisciplinar em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências e Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: meio ambiente e degradação, espaço urbano; meio ambiente e saúde, saúde coletiva e políticas públicas para saúde. Faz parte do grupo de pesquisa Cidade e Meio Ambiente da UniEvangélica, coordenando o projeto de pesquisa: Cidade e Território da Saúde: estudo da territorialidade e práticas das equipes das Unidades de Saúde da Família de Anápolis-Goiás (2001-2010) e também participa como pesquisadora no projeto Qualidade de Vida e Riscos: estudos dos impactos da expansão da cana de açúcar nos espaços urbanos dos municípios goianos (1970-2010), ambos financiados pela FUNADESP.

Downloads

Publicado

16-12-2016

Como Citar

TAVARES, G. G.; SANTOS, O. P. dos; ROSSETO, L. P.; BERNARDES, G. D. TERRITÓRIO E RISCOS AMBIENTAIS: PERFIL DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESF - BAIRRO DE LOURDES, ANÁPOLIS-GOIÁS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 81–99, 2016. DOI: 10.14393/Hygeia1231621. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/31621. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos