ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EURICO SILVA, UBERLÂNDIA (MG)

Autores

  • Flávia de Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1130776

Palavras-chave:

escola, promoção da saúde, território

Resumo

Durante muito tempo, e ainda hoje, os projetos de educação em saúde na escola, centram as ações no indivíduo, prescrevendo normas, sem levar em consideração as influências oriundas da realidade em que vivem os sujeitos da escola, estudantes, professores e demais servidores. Promoção da saúde é promover o bem-estar e a qualidade de vida no lugar em que a vida acontece; é reduzir as vulnerabilidades e os riscos à saúde relacionados aos determinantes sociais da saúde. Assim, esse trabalho objetiva apresentar estratégias de promoção da saúde que estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Professor Eurico Silva, com a criação do Observatório da Saúde na Escola. A estratégia principal é realizar vigilância em saúde, deixando de lado o modelo focado na doença e no indivíduo, porque os atributos individuais do corpo são insuficientes para o conhecimento das condições de saúde e dos eventos relacionados à saúde dos indivíduos e das populações, no contexto e no território da vida cotidiana.

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Publicado

27-06-2015

Como Citar

SANTOS, F. de O.; LIMA, S. do C. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EURICO SILVA, UBERLÂNDIA (MG). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 213–227, 2015. DOI: 10.14393/Hygeia1130776. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/30776. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos