DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ENDEMIA HANSÊNICA EM MENORES DE 15 ANOS EM JUAZEIRO-BAHIA, ENTRE 2003 E 2012

Autores

  • Carlos Souza Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco e da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Washington Jesus Sant Anna da Franca Rocha Professor Doutor da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ricardo Santana de Lima Professor Doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Palavras-chave:

Hanseníase, infância, distribuição espacial.

Resumo

A hanseníase é considerada uma das mais antigas doenças da humanidade e, por muito tempo, também a mais misteriosa. A presença da doença em menores de 15 anos constitui-se o mais importante indicador de manutenção da cadeia epidemiológica de transmissão, sinalizando a gravidade do problema. Este trabalho tem como objetivo analisar a distribuição espacial da hanseníase em menores de 15 anos. Trata-se de um estudo ecológico de base territorial, com amostra constituída pelos casos novos de hanseníase em indivíduos menores de 15 anos residentes no município prioritário de Juazeiro-Bahia, diagnosticados entre 2003 e 2012. Foram coletadas as localizações geográficas dos casos utilizando um equipamento de Global Position System-GPS. Em seguida, um Sistema de Informações Geográficas- SIG foi criado e as análises foram realizadas utilizando o software livre Terra View 4.4.2. A técnica de Kernel foi utilizada para a interpolação dos dados. Dos 122 casos diagnosticados na zona urbana, 120 foram georreferenciados. Em seguida foi aplicado o teste K de Ripley. Dez bairros da cidade possuem juntos, 59,8% (n=79) de todos os casos que foram registrados no município no período estudado. Uma área com maior densidade de casos foi observada na área urbana, compreendendo os bairros Argemiro, Codevasf e Piranga. Concluiu-se que a hanseníase é um grave problema de saúde pública no município de Juazeiro e que sua distribuição não ocorre de modo aleatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

SOUZA, C.; FRANCA ROCHA, W. J. S. A. da; LIMA, R. S. de. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ENDEMIA HANSÊNICA EM MENORES DE 15 ANOS EM JUAZEIRO-BAHIA, ENTRE 2003 E 2012. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 35–49, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/27120. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos