O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia1026395Palavras-chave:
geografia, saúde, ensinoResumo
Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.Downloads
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Publicado
25-07-2014
Como Citar
FARIAS, C. S. de. O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 250–263, 2014. DOI: 10.14393/Hygeia1026395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos