A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE ATENÇÃO Á SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIO EM PIRAPORA

Autores

  • Vanda Aparecida Costa Vanda Costa Universidade Federal de Uberlandia
  • Julio Cesar de Lima Ramires Prof. Dr. em Geografia - UFU.

Palavras-chave:

Rede de Atenção a Saúde. Atenção Primária. Pirapora

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das redes de atenção à saúde para o desenvolvimento e continuidade dos atendimentos a nível primário em Pirapora. Para isso, a metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica, pesquisa aos bancos de dados da prefeitura e do Sistema de Informação a Atenção Básica (SIAB) e entrevistas com o Secretário adjunto a Estratégia Saúde da Família ( ESF). Dessa forma, percebemos que o município que estiver conectado a uma rede de atenção a saúde bem organizada, conseguirá melhores resultados em saúde. Em Pirapora, os dados apontaram boas condições quanto a equipamentos, espaços adequados e recursos humanos para um bom desempenho e continuidade no atendimento a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização.

DIOGO, Carlos Silva. Impacto da relação cidadão

GODIM, Grácia Maria de Miranda, Monken, Mauricio. Territorialização em saúde. In: PEREIRA, Isabel Brasil, LIMA, Julio Cesar França. Dicionário da educação profissional em saúde. 2ed. Ver. Ampl. Rio de Janeiro: EPSJU, 2008, 480 p.

MALACHIAS,I.; LELES, F.A.G.; PINTO,M.A.S. Plano Diretor de Regionalização da Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2011.

MAGALH

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2010.

STARFIELD, Barbara. Atenção Primaria: Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília, UNESCO/ministério da saúde, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

COSTA, V. A. C. V.; RAMIRES, J. C. de L. A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE ATENÇÃO Á SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIO EM PIRAPORA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 234–249, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26234. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos