ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS E ATITUDES DA POPULAÇÃO DE COROMANDEL, MINAS GERAIS, BRASIL, ACERCA DA DENGUE
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia1023682Palavras-chave:
Controle do vetor, Aedes, Informação em SaúdeResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre concepções da população de Coromandel, Minas Gerais, Brasil sobre dengue, seu vetor e as ações realizadas como medidas preventivas às infestações. Para tanto, aplicou-se um inquérito domiciliar a 224 moradores de Coromandel, amostrados por conglomerados de forma aleatória. O instrumento de coleta foi composto por campos de identificação dos participantes, caracterização demográfica e investigação das informações apresentadas pela população sobre a doença. Verificou-se que a população dispõe de informações corretas sobre dengue, seu vetor e sua gravidade. Os resultados da Análise de Variância Multivariada revelam que não houve correlação significativa entre o índice de acertos nas informações apresentadas pela população e tipo de sexo ou idade dos participantes. No entanto, os participantes que possuíam pelo menos Ensino Médio apresentaram mais respostas adequadas que os demais de escolaridade inferior. Adicionalmente, é possível concluir que, embora os entrevistados reconheçam os métodos de controle do vetor, não praticam atitudes voltadas à eliminação de potenciais focos do vetor em seus domicílios.Downloads
Referências
BRAGA, I; VALLE. D. Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.16, n.2, p.113-118, jun. 2007.
CHIARAVALLOTI-NETO, F.C.; MORAES, M.S.; FERNANDES, M.A. Avaliação dos resultados de atividades de incentivo à participação da comunidade no controle da dengue em um bairro periférico do Município de São José do Rio Preto, São Paulo, e da relação entre conhecimentos e práticas desta população. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.14, n.2, p.101-109, jan. 1998.
CHIARAVALLOTI-NETO, F.C. Conhecimentos da população sobre dengue, seus vetores e medidas de controle em São José do Rio Preto, São Paulo. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.13, n.3, p.447-453, jul./set.1997.
CORREA, P.R.L.; FRAN
DONALÍSIO, M.R.; ALVES, J.C.P.; VISOCKAS, A. Inquérito sobre conhecimentos e atitudes da população sobre a transmissão do dengue
GUBLER, D.J. Aedes aegypti and Aedes albopictus. Borne disease control in the 1990
LEFEVRE, A.M.C.; RIBEIRO, A.F.R.; MARQUES, G.R.A.M.M.; SERPA, LLN, LEFEVRE F. Representações sobre dengue, seu vetor e ações de controle por moradores do Município de São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.23, n.7, p.1696-1706, jul. 2007.
LIMA, M.M.; ARAG
MARZOCHI, K.B.F. Dengue endêmico: o desafio das estratégias de vigilância. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Rio de Janeiro, v.37, n.5, p.413-415, set/out. 2004.
NETO, F.C.; MORAES, M.S.D.; FERNANDES, M.A. Avaliação dos resultados de atividades de incentivo à participação da comunidade no controle da dengue em um bairro periférico do Município de São José do Rio Preto, São Paulo, e da relação entre conhecimentos e práticas desta população. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.14, n.2, p.101-109, jan.1998.
NETO, V.S.G.; MONTEIRO, S.G.; GON
TAUIL, P. L. Aspectos críticos do controle da dengue no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.18, n.3, p. 867-871, mai/jun. 2002.