QUALIDADE DO AR E SAÚDE EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM FREGUESIAS PREDOMINANTEMENTE URBANAS, RURAIS E MEDIAMENTE URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia922503Palavras-chave:
Qualidade do ar interior, Poluentes Atmosféricos, Escolas localizadas em diferentes meios, Sintomas e Patologias Respiratórias, sazonalidade.Resumo
O impacto ambiental dos transportes é evidente em qualidade do ar urbano. Urbanização traz consigo muitas transformações da natureza incluindo a poluição. Cada cidade terá um papel crucial a desempenhar na minimização das atividades que contribuem para a destruição da camada de ozônio e do aquecimento global. A poluição atmosférica constitui um problema de saúde com reflexos a longo prazo. O aumento das preocupações com a economia de energia, conduziram à necessidade de reduzir as infiltrações de ar, de forma a diminuir os consumos energéticos na climatização. Esta diminuição, associada à entrada de novos materiais e técnicas de construção, foi tornando os edifícios mais estanques, o que se traduziu em problemas na qualidade do ar interior quando os meios de ventilação não são adequados. O presente trabalho pretendeu avaliar no outono/inverno e na primavera/verão a associação entre a qualidade do ar interior, em escolas localizadas em diferentes locais, da cidade de Coimbra e a prevalência de patologia alérgica e respiratória nas crianças que as frequentam. Os resultados vêm reforçar o interesse da exposição aos poluentes do ar em crianças, que frequentam escolas localizadas em meios predominantemente urbanas ou mediamente urbanas, relativamente às que frequentam escolas localizadas em meios predominantemente rurais.Downloads
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Publicado
27-12-2013
Como Citar
FERREIRA, A. M. da C.; CARDOSO, M. QUALIDADE DO AR E SAÚDE EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM FREGUESIAS PREDOMINANTEMENTE URBANAS, RURAIS E MEDIAMENTE URBANAS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 95–115, 2013. DOI: 10.14393/Hygeia922503. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/22503. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos