O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) NO ESTUDO DA ACESSIBILIDADE FÍSICA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA POPULAÇÃO RURAL: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ricardo Vicente Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Jorge da Graça Raffo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia817743

Palavras-chave:

Acessibilidade, Serviços de Saúde, Sistemas de Informação Geográfica.

Resumo

As questões geográficas que interferem na equidade ao atendimento à saúde caracterizam alguns dos aspectos da acessibilidade. Este artigo faz uma revisão das pesquisas que tratam do acesso das populações rurais aos serviços de saúde e fazem uso dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como instrumento de análise. A distribuição dos serviços e dos pacientes envolve fatores da separação espacial, e sobre essa questão, a presente abordagem faz um recorte específico das metodologias de estudo do acesso aos serviços de saúde, tendo como apoio as tecnologias dos SIG.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ricardo Vicente Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor doutor do Instituto de Geografia da UFU/MC
  • Jorge da Graça Raffo, Universidade de São Paulo
    Professor Doutor do DGEO/FFLCH/USP

Downloads

Publicado

21-12-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Ricardo Vicente; RAFFO, Jorge da Graça. O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) NO ESTUDO DA ACESSIBILIDADE FÍSICA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA POPULAÇÃO RURAL: REVISÃO DA LITERATURA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 177–189, 2012. DOI: 10.14393/Hygeia817743. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17743. Acesso em: 4 maio. 2025.