UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS-PB

Autores

  • Diego Nunes Guedes Universidade Federal da Paraíba
  • Eça de Souza Castro
  • Marlene Macário de Oliveira Universidade do Vale do Acaru
  • Lídia Lúcia Bezerra Leite Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Geografia, saúde, patologias.

Resumo

A Geografia da Saúde é uma área da geografia que relaciona meio ambiente e as patologias que tem seu desenvolvimento vinculado a diversos fatores naturais e antrópicos conexos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar no relato dos profissionais da saúde a relação entre o meio ambiente e a saúde na cidade de Cabaceiras-PB e como objetivo específico, avaliar a contribuição da geografia para a abordagem da saúde nesse município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. A amostra foi constituída por profissionais da saúde atuantes nos serviços de saúde da cidade, utilizando como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada Desta forma, a partir dos discursos dos entrevistados, percebeu-se que os profissionais destacam duas principais estações no ano, relatam que no período de estação chuvosa as doenças que se prevalecem são diarreia, artrite, verminose, e infecções respiratórias agudas. No verão, há um aumento na procura de profissionais da saúde para verificação da pressão arterial. Esta pesquisa apresentou-se relevante para o embasamento da Geografia da Saúde, pois, confirma que o binômio - saúde e meio ambiente, estão intimamente relacionados, necessitando de uma análise crítica voltada para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Palavras-Chave: Geografia; saúde; patologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Nunes Guedes, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutor em Farmacologia, Advogado Especialista em Gestão Pública e Direito Administrstivo e em Ciências Criminais.

Eça de Souza Castro

Graduada em Geografia pela Universidade do Vale do Acaru

Marlene Macário de Oliveira, Universidade do Vale do Acaru

Professora Mestre Universidade do Vale do Acaru

Lídia Lúcia Bezerra Leite, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em farmácia pela UFPB

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

GUEDES, D. N.; CASTRO, E. de S.; OLIVEIRA, M. M. de; LEITE, L. L. B. UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS-PB. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 168–177, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17101. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos