SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO VICENTE (ITUIUTABA - MG)

Autores

  • Anderson Pereira Portuguez Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal
  • Elísio Abel Agostinho Universidade Katyavala Bwila (Angola)

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Espaço Rural. Meio Ambiente. Saúde.

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar alguns aspectos da relação saúde e meio ambiente na bacia hidrográfica do Ribeirão São Vicente em Ituiutaba - MG/Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura que trata de temas inerentes à pesquisa e realizou-se uma série de trabalhos de campo, durante os quais se elaborou um rico acervo fotográfico do vale do São Vicente, além de aplicação de um questionário semi-aberto. Realizou-se, portanto, um estudo descritivo-analítico que envolveu 63 propriedades rurais. Obteve-se como resultados, dados sócio-econômicos e de saudade das famílias residentes. Constatou-se que há necessidade de um cuidadoso trabalho de educação ambiental na área estudada, pois algumas práticas cotidianas podem por em risco, tanto a saúde coletiva, quanto o próprio equilíbrio ecológico em escala local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Pereira Portuguez, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Doutor em Geografia pela Universidad Complutense de Madrid; Professor Adjunto do curso de Geografia da FACIP - Universidade Federal de Uberlândia; Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará.

Elísio Abel Agostinho, Universidade Katyavala Bwila (Angola)

Graduando em Medicina pela Universidade Katyavala Bwila (Angola). Bolsista do Programa CAPES de Incentivo à Formação Científica aos Estudantes da Angola (2012).

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

PORTUGUEZ, A. P.; AGOSTINHO, E. A. SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO VICENTE (ITUIUTABA - MG). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 143–156, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17099. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos