SIG APLICADO A ROTEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EXCLUSIVO PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Marcos Esdras Leite
  • Simone Narciso Lessa UNIMONTES
  • Narciso Ferreira dos Santos Neto UNIMONTES
  • Daniela Aniceto UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia817083

Palavras-chave:

Transporte, Sistemas de Informação Geográfica, Roteirização

Resumo

O presente trabalho consistiu na aplicação do SIG para roteirização do transporte exclusivo para pessoas com necessidades especiais na cidade de Montes Claros, conhecido como Transpecial. Atualmente a definição das rotas que os veículos deste transporte devem percorrer é feita de forma manual e empírica. Devido a alta complexidade de resolução do problema de roteirização de passageiros, conhecido como dial-a-ride, não existem programas computacionais que realizam diretamente esse problema. Sendo assim, se justificou a criação de um procedimento operacional que utiliza Sistemas de Informações Geográficas - SIG como ferramenta para o planejamento da roteirização. Foi realizada uma simulação com os dados reais do Transpecial que apresentou resultados satisfatórios por conseguir atender todas as restrições encontradas no problema: precedência de embarque e desembarque, limites de janela de tempo e limites de capacidade. Foi feita uma sugestão para melhoria do atendimento fazendo com que novos usuários sejam atendidos, aumentando a satisfação dos clientes e melhorando o transporte exclusivo em geral. Conclui-se que o procedimento proposto conseguiu ser uma ferramenta de auxílio ao planejamento das rotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Esdras Leite

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento da Unimontes. Membro do conselho editorial da Revista Cerrados/Unimontes. Revisor da Revista caminhos de geografia/UFU.

Simone Narciso Lessa, UNIMONTES

Professora Doutora do Departamento de História

Narciso Ferreira dos Santos Neto, UNIMONTES

Professor Mestre do Departamento de Administração narciso_santos1@yahoo.com.br

Daniela Aniceto, UNIMONTES

Administradora de empresas

Downloads

Publicado

06-06-2012

Como Citar

LEITE, M. E.; LESSA, S. N.; SANTOS NETO, N. F. dos; ANICETO, D. SIG APLICADO A ROTEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EXCLUSIVO PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 129–142, 2012. DOI: 10.14393/Hygeia817083. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17083. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos