MAPEAMENTO DA REEMERGÊNCIA DO DENGUE NO BRASIL - 1981/82-2008

Autores

  • Rafael de Castro Catão FCT/UNESP Presidente Prudente
  • Raul Borges Guimarães Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP

Palavras-chave:

Dengue, Reemergência, Cartografia Temática

Resumo

O dengue é aqui entendido como uma doença reemergente, que afetou o país no passado, foi erradicada, mas retornou e se constitui atualmente em um grave problema de saúde pública. A dinâmica de reemergência não foi homogênea espaço-temporalmente, ocorreu devido vários processos socioespaciais modulados pelos fatores determinantes da doença. Considerando esse contexto, o objetivo deste artigo é mapear o dengue na escala nacional, desde sua reemergência, utilizando os estados como unidade de agregação dos dados. Para esse mapeamento calculamos as taxas de incidência anual da doença, entre 1981/82 e 2008, por unidades da federação, obtidas por meio dos dados de notificações de casos e ponderadas pela população. Construímos uma coleção de mapas com a legenda padronizada para a visualização da dinâmica da doença no território nacional, e recorremos a uma revisão bibliográfica do tema para refinarmos a análise. Com o auxílio do mapa nos foi possibilitado identificar no território os diferentes padrões espaço-temporais da doença que estão presentes na literatura especializada do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Castro Catão, FCT/UNESP Presidente Prudente

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

CATÃO, R. de C.; GUIMARÃES, R. B. MAPEAMENTO DA REEMERGÊNCIA DO DENGUE NO BRASIL - 1981/82-2008. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 13, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17070. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos