GEOGRAFIA DA SAÚDE, USINA HIDRELÉTRICA E MEIO AMBIENTE: CONEXÕES PERTINENTES: ENTREVISTA COM MARIA EUGÊNIA MOREIRA COSTA FERREIRA

Autores

  • Eduardo Augusto Werneck Ribeiro Professor de Geografia da Uniesp de Presidente Prudente - SP

Resumo

É com uma grande satisfação que apresento a entrevista com a professora Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira da Universidade Estadual de Maringá - PR. Ao longo de sua trajetória profissional trabalhou com temas relacionados aos impactos causados pelo homem no meio ambiente e as possíveis relações com a saúde. Em sua tese de doutorado teve a oportunidade de estudar o avanço da malária com a formação do lago de Itaipu (PR) na borda brasileira. Hoje trabalha em três projetos de pesquisa: um primeiro sobre a análise da distribuição e da dispersão de leishmaniose tegumentar e visceral no estado do Paraná, o segundo é sobre Fitogeografia das formações relictuais de savana e savana-estépica no estado do Paraná refúgios e ecótonos, e um outro relacionado á produção do espaço geográfico em Barbosa Ferraz - PR (com desdobramentos interessantes para a Geografia da Saúde). No dia da entrevista, primeiramente, tive a oportunidade de acompanhar a defesa de mestrado de sua orientanda no auditório da Geografia da UEM. O trabalho apresentava a análise geográfica sobre as enfermidades decorrentes dos problemas ambientais, o que nos motivou bastante na entrevista, posteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Professor de Geografia da Uniesp de Presidente Prudente - SP

Professor de Geografia da Uniesp de Presidente Prudente - SP

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

WERNECK RIBEIRO, E. A. GEOGRAFIA DA SAÚDE, USINA HIDRELÉTRICA E MEIO AMBIENTE: CONEXÕES PERTINENTES: ENTREVISTA COM MARIA EUGÊNIA MOREIRA COSTA FERREIRA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17047. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Entrevistas