GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASOS EM UNIDADES DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE/PB

Autores

  • Suellen Silva Pereira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia717011

Palavras-chave:

Gestão de resíduos de serviço de saúde, Percepção Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O presente artigo consiste em estudos de casos realizados em unidades de saúde da cidade de Campina Grande/PB, objetivando analisar o gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde (RSS) gerados em ambas as unidades pesquisadas, bem como, evidenciar o conhecimento e a percepção ambiental que os profissionais da saúde (Equipe de Enfermagem e Equipe de Análise Laboratorial) possuem sobre o objeto de estudo em questão, qual seja, os RSS. Para tanto, foram aplicados questionários semi-estruturados a população alvo; realizou-se, também, a visita de campo, momento que foi possível realizar as observações pertinentes para o presente estudo. A importância em levantar o conhecimento que tais profissionais possuem, reside no fato de que estes estão em contato direto e diário com os RSS, sendo de fundamental importância o conhecimento de todos sobre o correto gerenciamento desses resíduos. Diante do exposto, após a análise dos dados, verificou-se que a gestão dos RSS ocorre de forma diferenciada nas unidades pesquisadas, assim como o conhecimento dos profissionais de saúde, sendo evidenciadas as maiores discrepâncias na unidade de saúde de grande porte (hospital), podendo, conseqüentemente, comprometer a saúde da população, bem como a qualidade ambiental, tendo em vista o alto grau de contaminação presentes nos RSS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suellen Silva Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005).

Downloads

Publicado

05-07-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Suellen Silva. GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASOS EM UNIDADES DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE/PB. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 106–126, 2011. DOI: 10.14393/Hygeia717011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17011. Acesso em: 12 dez. 2025.