GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASOS EM UNIDADES DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE/PB.

Autores

  • Suellen S. Pereira Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Gestão de resíduos de serviço de saúde, Percepção Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O presente artigo consiste em estudos de casos realizados em unidades de saúde da cidade de Campina Grande/PB, objetivando analisar o gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde (RSS) gerados em ambas as unidades pesquisadas, bem como, evidenciar o conhecimento e a percepção ambiental que os profissionais da saúde (Equipe de Enfermagem e Equipe de Análise Laboratorial) possuem sobre o objeto de estudo em questão, qual seja, os RSS. Para tanto, foram aplicados questionários semi-estruturados a população alvo; realizou-se, também, a visita de campo, momento que foi possível realizar as observações pertinentes para o presente estudo. A importância em levantar o conhecimento que tais profissionais possuem, reside no fato de que estes estão em contato direto e diário com os RSS, sendo de fundamental importância o conhecimento de todos sobre o correto gerenciamento desses resíduos. Diante do exposto, após a análise dos dados, verificou-se que a gestão dos RSS ocorre de forma diferenciada nas unidades pesquisadas, assim como o conhecimento dos profissionais de saúde, sendo evidenciadas as maiores discrepâncias na unidade de saúde de grande porte (hospital), podendo, conseqüentemente, comprometer a saúde da população, bem como a qualidade ambiental, tendo em vista o alto grau de contaminação presentes nos RSS. Palavras-chave: Gestão de RSS, Percepção Ambiental, Meio Ambiente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen S. Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005).

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

PEREIRA, S. S. GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASOS EM UNIDADES DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE/PB. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17011. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos