SAÚDE AMBIENTAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM À DISTÂNCIA EM CAMPO GRANDE, MS - ENVIRONMENTAL HEALTH ACCORDING TO PERCEPTION OF GRADUATING A NURSING DISTANCE IN CAMPO GRANDE, MS

Autores

  • Roberta Machado Pereira Dorneles
  • Gilberto Luiz Alves

Palavras-chave:

Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Educação a Distância, Enfermagem

Resumo

Este trabalho procurou detectar a percepção de graduandos do quinto semestre do Curso de Enfermagem a distância, vinculado a uma instituição de ensino superior de Campo Grande - MS, em relação aos fatores ambientais que interferem na saúde humana. Por meio de um questionário semi-estruturado, caracterizou o perfil socioeconômico desses acadêmicos; verificou as noções de educação ambiental que eles obtiveram no Ensino Médio e discutiu o grau de consciência desses sujeitos em relação à influência de fatores ambientais, selecionados a partir de revisão da literatura especializada. A análise documental da unidade didática Ecologia, Saneamento e Saúde serviu para discutir o seu conteúdo e as suas práticas, inclusive de avaliação, bem como para permitir o reconhecimento de que as atividades programadas contemplaram o proposto no Plano de Ensino e na ementa da unidade didática, tendo condições, ainda, de contribuir para a elevação do grau de consciência ambiental dos estudantes. O trabalho evidenciou, por fim, que a área de Enfermagem pode exercer um papel importante no combate aos fatores de degradação ambiental que interferem na saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Machado Pereira Dorneles

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2003). Especialista em formação Docente para o Ensino Superior e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Adminsitração Hospitalar, Informática aplicada à Saúde e Saúde Ambiental.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Como Citar

MACHADO PEREIRA DORNELES, R.; LUIZ ALVES, G. SAÚDE AMBIENTAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM À DISTÂNCIA EM CAMPO GRANDE, MS - ENVIRONMENTAL HEALTH ACCORDING TO PERCEPTION OF GRADUATING A NURSING DISTANCE IN CAMPO GRANDE, MS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17001. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos