ASPECTOS CLIMÁTICOS RELACIONADOS À DISSEMINAÇÃO DA HANTAVIROSE NO DISTRITO FEDERAL-BRASIL, 2003-2008 - CLIMATE ISSUES REGARDING DISSEMINATION OF HANTAVIRUSES THE FEDERAL DISTRICT-BRAZIL, 2003-2008

Autores

  • Janduhy Pereira dos Santos

Palavras-chave:

limatologia, Hantavirose, Geografia Médica

Resumo

As hantaviroses apresentam distribuição mundial e constituem importante problema de saúde pública. A epidemiologia da hantavirose no Brasil mostra que vem aumentando a cada ano o número de casos que são notificados e de variantes que têm sido descobertas em diversos estados e no Distrito Federal. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal de analisar a influência do clima na dispersão da hantavirose no Distrito Federal, no período de 2003 a 2008. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados dados epidemiológicos e climáticos provenientes do Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) com fins de elaborar tabelas, climogramas e gráficos. Os resultados mostram que 80% dos casos de hantavirose que ocorreram no período de estudo (2003-2008) aconteceram em épocas de estiagem (abril-outubro) no Distrito Federal. Sendo assim, mostra-se a importância das campanhas de conscientização à população das áreas rurais e periurbanas a respeito dos riscos da hantavirose principalmente na época de estiagem quando aumentam os casos de hantavirose, semelhante as campanhas de combate a Dengue que ocorrem antes da época das chuvas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janduhy Pereira dos Santos

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Brasília (2003), especialização em Educação Ambiental - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -SENAC/DF (2006), Mestrado em Geografia (MSc) - Departamento de Geografia/ Universidade de Brasília / UnB (2009). Atualmente é Geógrafo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal atuando principalmente nas seguintes áreas: Geprocessamento aplicado em Transportes e Sensoriamento Remoto. Desenvolve também trabalhos nas áreas de Geografia da Saúde, Climatologia e Educação Geográfica.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Como Citar

SANTOS, J. P. dos. ASPECTOS CLIMÁTICOS RELACIONADOS À DISSEMINAÇÃO DA HANTAVIROSE NO DISTRITO FEDERAL-BRASIL, 2003-2008 - CLIMATE ISSUES REGARDING DISSEMINATION OF HANTAVIRUSES THE FEDERAL DISTRICT-BRAZIL, 2003-2008. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16993. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos