JOVENS E ESTRUTURAS SOCIAIS VIOLENTAS EM LONDRINA (PARANÁ-BRASIL): SUBSÍDIOS À DISCUSSÃO DA SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Marcia Siqueira de Carvalho Depto. Geociências, UEL - BRASIL

Palavras-chave:

Violência Urbana, Drogas ilícitas, Cidade, Londrina

Resumo

Determinados processos sociais subsidiam a compreensão dos fenômenos territorializados no âmbito da violência que repercutem nas condições da Saúde Pública. Fatores macro, meso e micro sociais foram identificados, assim como escalas espaciais pertinentes às atividades do mercado do tráfico de drogas. A parte empírica foi desenvolvida utilizando pesquisas cujos objetos principais foram o número de mortes, o número e distribuição espacial de delitos e valores culturais entre jovens na cidade de Londrina, no estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Siqueira de Carvalho, Depto. Geociências, UEL - BRASIL

Concluiu o doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1991 e obteve o pós-doutorado em Geografia Humana em 1996. Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Londrina. Publicou 21 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 11 itens de produção técnica. Participou de 21 eventos no Brasil. Orientou 5 dissertações de mestrado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 4 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Geografia e Direito. Entre 1984 e 2001 participou de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 3 destes. Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico. Em suas atividades profissionais interagiu com 75 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Paraná, Londrina, Geografia, Epistemologia da Geografia, Urbanização Paranaense, e Geografia da Saúde

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

CARVALHO, M. S. de. JOVENS E ESTRUTURAS SOCIAIS VIOLENTAS EM LONDRINA (PARANÁ-BRASIL): SUBSÍDIOS À DISCUSSÃO DA SAÚDE PÚBLICA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16989. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos