CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE / GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE FOR A HEALTH PROMOTION

Autores

  • Martha Priscila Bezerra Pereira Doutora em Geografa - UNESP - PP

Palavras-chave:

Conhecimento geográfico, Promoção da saúde, Escala geográfica

Resumo

Em busca de promover a saúde do ser humano, várias áreas do conhecimento e setores da sociedade têm se esforçado em discutir, desenvolver metodologias e agir em prol de um ambiente mais saudável e de boas condições de saúde para o indivíduo. Dentre essas áreas está a discussão implementada pela Geografia da Saúde. Desta forma, este trabalho busca discutir a promoção da saúde a partir de uma perspectiva geográfica. Para embasar esta discussão foram envolvidos vários conceitos da geografia e da saúde, atrelados à concepção de escala geográfica. No jogo escalar estabelecido percebeu-se que a Geografia da Saúde pode contribuir tanto para o planejamento municipal quanto para a gestão dos recursos humanos. As variáveis apresentadas neste trabalho, apesar de serem entendidas como válidas, precisam ser implementadas em outros contextos para dar maior confiabilidade às afirmações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Priscila Bezerra Pereira, Doutora em Geografa - UNESP - PP

Geógrafa pela UFPB, mestre em Geografia pela UFPE e doutora pela UNESP/PP. Trabalhei como geógrafa na prefeitura do município de Santa Rita - PB (2002-2004), como professora de ensino superior nas Faculdades Integradas de Patos -PB (2009-2010) e atualmente atuo como professora de ensino superior na UFCG no curso de Geografia (2010- atual). Realizo pesquisas na área da Geografia da Saúde, principalmente na sub-area da Geografia da Atenção à Saúde.

Downloads

Publicado

2010-09-08

Como Citar

PEREIRA, M. P. B. CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE / GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE FOR A HEALTH PROMOTION. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 10, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16978. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos