PONTOS CRíTICOS ENVOLVIDOS NAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E MANIPULAÇÃO DE DESINFESTANTES / CRITICAL POINTS INVOLVED IN PESTICIDES STORAGE AND HANDLING

Autores

  • Solange - Papini Marioa A. Papini e Rachel maldi Papini
  • Luiz Carlos Luchini Pesquisador - Laboratório de Ecologia de Agroquímicos/CDPPA/lB/PTA/Secretaria
  • Hildebrando Montenegro Netto Biólogo, doutor em microbiologia USP/ICB. Gerência de Controle de Zoonoses/CO

Palavras-chave:

inseticidas, rodenticidas, vetores e pragas urbanas

Resumo

O controle de vetores e pragas urbanas envolve a observação atenta e intervenção nas variáveis envolvidas condicionantes das superpopulações, mas, nem sempre isto é possível, sendo importante o uso de insumos químicos para seu controle, especialmente em situações de surtos. Para atender a essa demanda, unidade públicas de controle de vetores e pragas urbanas, devem armazenar e manipular corretamente desinfestantes, em maior ou menor grau tóxicos, dos mais diversos grupos químicos e formulações, minimizando o risco de acidentes. Esse trabalho procurou apontar os pontos mais críticos de unidades públicas que atuam no controle de pragas e vetores urbanos que possibilitam a ocorrência de acidentes e, conseqüente, exposição dos trabalhadores e contaminação do ambiente. As unidades públicas visitadas apresentam alguns pontos críticos, como ventilação e iluminação inadequadas nos depósitos e salas de manipulação e falha nos procedimentos gerenciais, entre outros, que diminuem a segurança do trabalhador, da população e do ambiente. O estabelecimento de procedimentos operacionais padrão e o estímulo à presença de equipamento de proteção coletiva são aspectos que possibilitam melhorar a segurança nessas unidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange - Papini, Marioa A. Papini e Rachel maldi Papini

Bióloga, doutora em ecologia USP/IB. Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental/COVISA/SMS/PMSP. Rua Santa Isabel, nº 181, São Paulo, SP

Luiz Carlos Luchini, Pesquisador - Laboratório de Ecologia de Agroquímicos/CDPPA/lB/PTA/Secretaria

Químico, doutor em química ambiental. Pesquisador Científico VI, Laboratório de Ecologia de Agroquímicos/CDPPA/lB/APTA/Secretaria da Agricultura/SP, Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, CEP 04014-000.

Hildebrando Montenegro Netto, Biólogo, doutor em microbiologia USP/ICB. Gerência de Controle de Zoonoses/CO

Biólogo, doutor em microbiologia USP/ICB. Gerência de Controle de Zoonoses/COVISA/SMS/PMSP. Rua Santa Eulália, s/ nº, São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2010-09-08

Como Citar

PAPINI, S. .-.; LUCHINI, L. C.; MONTENEGRO NETTO, H. PONTOS CRíTICOS ENVOLVIDOS NAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E MANIPULAÇÃO DE DESINFESTANTES / CRITICAL POINTS INVOLVED IN PESTICIDES STORAGE AND HANDLING. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 10, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16965. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos