Efeitos das partículas totais em suspensão (PTS) na saúde da população dos bairros de Benfica, Bonsucesso, Ramos e Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ / HEALTH EFFECT OF TOTAL PARTICULATE MATTER AIR SAMPLING AT BENFICA, BONSUCESSO, RAMOS AND MANGUINHOS SUBURB OF RIO DE JANEIRO - BRAZIL

Autores

  • Maria Albertina Costa pesquisadora e consultora FC
  • Gladys Miyashiro Miyashiro Pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde
  • Victor Campelo Doutorando da Universidade de São Paulo
  • Ieda da Costa Barbosa Pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde
  • Erito Marques de Souza Filho Mestrando em Pesquisa Operacional pela COPPE - UFRJ
  • Isabel Silva Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente
  • Debora Cynamon Kligerman Pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/FIOCRUZ
  • Debora Cynamon Kligerman Pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/FIOCRUZ

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido nos bairros de Benfica, Manguinhos, Bonsucesso e Ramos, subúrbios industriais do município do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2004, onde o IDH é de aproximadamente 0,8, com uma população de baixa renda, exposta à poluição veicular (próxima à Av. Brasil, uma das vias mais movimentadas do Rio de Janeiro) e industrial (refinarias, entre outras). O objetivo deste estudo é apresentar a relação de PTS ou MP, temperatura, umidade relativa do ar e óbitos por doenças cardiovasculares e respiratórias. Para tanto, foram desenvolvidos modelos estatísticos de séries temporais, além de uso do coeficiente de correlação de Pearson, da tendência e freqüência como instrumentos para a análise dos dados. Observou-se uma alta mortalidade por doença cardiovascular seguido da respiratória, bem como, exposição crônica de MP ou PTS, além de um pequeno processo de mudança no micro-clima da área. Apesar de não ter sido observado associação estatística de medidas de MP ou PTS, temperatura e umidade relativa do ar com óbitos por doenças cardiovasculares e respiratórias, acredita-se que as concentrações de MP ou PTS e a pequena mudança no micro-clima observado, possam ser fatores que contribuíram para isso, devido à alta ocorrência de óbitos nas faixas do Sensível (101-150ï?­/m3) e Inadequado (151-200ï?­/m3)segundo a tabela IQA-EPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

COSTA, M. A.; MIYASHIRO, G. M.; CAMPELO, V.; BARBOSA, I. da C.; SOUZA FILHO, E. M. de; SILVA, I.; KLIGERMAN, D. C.; KLIGERMAN, D. C. Efeitos das partículas totais em suspensão (PTS) na saúde da população dos bairros de Benfica, Bonsucesso, Ramos e Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ / HEALTH EFFECT OF TOTAL PARTICULATE MATTER AIR SAMPLING AT BENFICA, BONSUCESSO, RAMOS AND MANGUINHOS SUBURB OF RIO DE JANEIRO - BRAZIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16957. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos