Serviço de atendimento educacional hospitalar: o território e o lugar: para uma geografia possível / SERVICE OF HOSPITAL EDUCATIONAL ATTENDANCE: THE TERRITORY AND THE PLACE: FOR A POSSIBLE GEOGRAPHY

Autores

  • Angélica Macedo Lozano Lima Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Resumo

O artigo a seguir apresenta uma pesquisa independente sobre a Rede de Atendimento Educacional Hospitalar - SAREH. Analisa e reflete sobre as relações sócio-espaciais que se estabelecem no Território-Lugar hospital, onde estão inseridos os sujeitos da pesquisa: professores e alunos. Nessa discussão/reflexão tem o interesse em observar por meio do viés da Geografia Humanista-Cultural as questões pertinentes aos conceitos território e lugar, abarcando as relações de poder que se estabelecem ali. Uma das hipóteses do trabalho relaciona-se ao fato dos grupos em estudo pertencerem a diferentes localidades, são, portanto, um grupo desterritorializado e reterritorializado. A outra hipótese centra-se nas questões das abordagens geográficas utilizadas pelos professores, que estão em consonância com as propostas do Estado do Paraná, baseadas na Geografia Crítica, enquanto que o tipo de atendimento requer dos docentes uma postura que se volta para uma abordagem da Geografia que seja humanizada, portanto, que se preocupe com as relações sociais, devido ás condições dos alunos. Por outro lado, o curto espaço de tempo de formação da rede Sareh requer uma profunda reflexão que leve a melhoria dos atendimentos. Dessa forma é de fundamental importância que se façam os estudos sobre o tema aprofundando os debates e as reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

LIMA, A. M. L. Serviço de atendimento educacional hospitalar: o território e o lugar: para uma geografia possível / SERVICE OF HOSPITAL EDUCATIONAL ATTENDANCE: THE TERRITORY AND THE PLACE: FOR A POSSIBLE GEOGRAPHY. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16951. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos