O ESPAÇO CLAUSTRÓFOBO EM TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS SOCIAIS NA METRÓPOLE GOIANIENSE: AMBIENTE E SAÚDE - ELOS DE UMA MESMA REALIDADE

Autores

  • Eguimar Felício Chaveiro Prof. Dr. IESA - UFG

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia516948

Palavras-chave:

Ambiente e saúde, espaço metropolitano, sujeitos sociais

Resumo

Com base na ideia que ambiente e saúde formam um elo que compõe a mesma realidade, desenvolvemos uma reflexão das claustrofobias da metrópole goianiense, por meio de entrevistas com sujeitos que constroem a sua vida nesse espaço. A complexidade do espaço metropolitano, ao mesmo tempo que facilita a mobilidade de diferentes tipos de doença, reúne sujeitos que podem lutar pela liberdade, desenvolver processos insurgentes e de criatividade construindo, também, a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eguimar Felício Chaveiro, Prof. Dr. IESA - UFG

Doutor em Geografia Humana pela USP e professor do departamento de Geografia do Instituto de Estudos sócio-ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

02-02-2010

Como Citar

CHAVEIRO, E. F. O ESPAÇO CLAUSTRÓFOBO EM TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS SOCIAIS NA METRÓPOLE GOIANIENSE: AMBIENTE E SAÚDE - ELOS DE UMA MESMA REALIDADE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 42–52, 2010. DOI: 10.14393/Hygeia516948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16948. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos