O espaço claustrófobo em trajetórias de sujeitos sociais na metrópole goianiense: ambiente e saúde - elos de uma mesma realidade / THE CLAUSTROPHOBIC SPACE IN TRAJECTORIES OF SOCIAL SUBJECTS IN THE METROPOLIS GOIANIENSE: ENVIRONMENT AND HEALTH - LINKS OF THE SAME REALITY

Autores

  • Eguimar Felício Chaveiro Prof. Dr. IESA - UFG

Palavras-chave:

Ambiente e saúde, espaço metropolitano, sujeitos sociais

Resumo

Com base na ideia que ambiente e saúde formam um elo que compõe a mesma realidade, desenvolvemos uma reflexão das claustrofobias da metrópole goianiense, por meio de entrevistas com sujeitos que constroem a sua vida nesse espaço. A complexidade do espaço metropolitano, ao mesmo tempo que facilita a mobilidade de diferentes tipos de doença, reúne sujeitos que podem lutar pela liberdade, desenvolver processos insurgentes e de criatividade construindo, também, a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eguimar Felício Chaveiro, Prof. Dr. IESA - UFG

Doutor em Geografia Humana pela USP e professor do departamento de Geografia do Instituto de Estudos sócio-ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

CHAVEIRO, E. F. O espaço claustrófobo em trajetórias de sujeitos sociais na metrópole goianiense: ambiente e saúde - elos de uma mesma realidade / THE CLAUSTROPHOBIC SPACE IN TRAJECTORIES OF SOCIAL SUBJECTS IN THE METROPOLIS GOIANIENSE: ENVIRONMENT AND HEALTH - LINKS OF THE SAME REALITY. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16948. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos