Sistema de informação geográfica aplicado à distribuição do caso de dengue na microrregião de Pirapora - MG / GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEM APPLIED TO THE DISTRIBUTION OF THE AFFECTION CASE IN MICRO REGION OF PIRAPORA - MG

Autores

  • Kíria Karla Rezende Carneiro de Abreu Josias Carneiro de Abreu Filho e Cleunice Maria Rezende de Abreu
  • Marcos Esdras Leite

Palavras-chave:

Dengue, Epidemia, SIG, Geotecnologias e Microrregião de Pirapora.

Resumo

A dengue se tornou ao longo dos anos um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo, devido aos grandes malefícios que ela tem gerado a essas populações. Ela é conseqüência das más condições de saneamento, e do uso irracional do meio ambiente, trazendo prejuízos diretos à sociedade. Sendo a dengue um tema de grande interesse social, foram discutidas neste estudo as prováveis causas para a disseminação dessa moléstia, que preocupa a humanidade desde os tempos das colonizações. Este artigo tem como objetivo geral analisar as características e as especificidades da dengue na microrregião de Pirapora - MG, a partir do uso de técnicas do geoprocessamento, e específicos, identificar as áreas com maior incidência da dengue, avaliar e explicar suas principais causas, e elaborar mapas temáticos através do cruzamento dos dados alfanuméricos cedidos pela Gerencia Regional de Saúde da Macrorregião do Norte de Minas, com enfoque na Microrregião de Pirapora (MG). Essas etapas foram realizadas através do Sistema de Informações Geográficas (SIG), permitindo que obtivéssemos informações novas quanto à disseminação espacial da doença. Como resultado desta pesquisa percebe-se que há uma alteração no número de ocorrência de dengue, e isso está intrinsecamente ligado a políticas de vigilância, infraestrutura urbana, falta de informação e de interesse da população, e principalmente a ação antrópica no meio ambiente. Deste modo é necessário reverter essa situação através de ações mitigadoras, investindo na erradicação do mosquito causador de tal moléstia, principalmente nas áreas mais carentes, como é o caso do Norte de Minas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

REZENDE CARNEIRO DE ABREU, K. K.; ESDRAS LEITE, M. Sistema de informação geográfica aplicado à distribuição do caso de dengue na microrregião de Pirapora - MG / GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEM APPLIED TO THE DISTRIBUTION OF THE AFFECTION CASE IN MICRO REGION OF PIRAPORA - MG. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16939. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos