As condições de vida e saneamento nas comunidades da área de influência do gasoduto Coari-Manaus em Manacapuru - AM / LIVING CONDITION AND WATER AND SANTATION SITUATION IN COMMUNITIES IN THE SPHERE OF INFLUENCE OF THE GAS PIPELINE COARI-MANAUS IN MANACAPURU, STATE OF AMAZON, BRAZIL

Autores

  • Isaque dos Santos Sousa Francisco Costa de Sousa e Raimunda Melcina dos Santos Sousa

Palavras-chave:

Amazônia, Saneamento Básico, Gasoduto, Manacapuru-AM

Resumo

Neste artigo são discutidas as condições de vida e saneamento nas comunidades ribeirinhas de Manacapuru - AM localizadas na área de influência do gasoduto Coari-Manaus. O empreendimento teve suas obras iniciadas em junho de 2006 e estava previsto para ser concluído em março de 2008. O gasoduto objetiva transportar gás natural da província de petrolífera de Urucu em Coari-AM a 670 km de Manaus, a fim de substituir a fonte energética na capital e nos municípios de sua área influência. No Estado do Amazonas, além da existência de uma densa rede hidrográfica, a sua população está distribuída de forma rarefeita ou isolada, daí a existência dos "vazios demográficosâ€?. Estas condições dificultam a implantação das redes de serviços, especialmente de energia ou de água e, quando se trata do saneamento das águas, vale salientar que considerável parte da população amazonense retira seus alimentos dos ambientes aquáticos (rios e lagos). Para identificação das condições socioambientais analisadas, foram feitas algumas visitas às localidades e o registro fotográfico acompanhado de conversas informais com os moradores e lideranças comunitárias, entre os meses abril de 2006 e março de 2007. As dificuldades identificadas, além de financeiras, são também físicas em função do ambiente onde as moradias estão construídas, isto é, bem próximas aos rios e igarapés ou ainda dentro dos lagos. As condições de vida e saneamento naquelas comunidades serão melhores quando houver um pacto de ações que vão desde a vontade dos moradores ao compromisso político dos administradores locais, pois tecnologias para problemas encontrados a sociedade tem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaque dos Santos Sousa, Francisco Costa de Sousa e Raimunda Melcina dos Santos Sousa

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisador Visitante no Instituto Leonidas e Maria Deane - Unidade da Fiocruz em Manaus, Professor da Universidade do Estado do Amazonas e atualmente aluno de doutorado em Geografia Humana da Universidade de São Paulo pelo DINTER - UEA-USP. Trabalha com os temas Dinamicas das Cidades na Amazonia, Desenvolvimento urbano-regional e Analise espacial em saude.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

SOUSA, I. dos S. As condições de vida e saneamento nas comunidades da área de influência do gasoduto Coari-Manaus em Manacapuru - AM / LIVING CONDITION AND WATER AND SANTATION SITUATION IN COMMUNITIES IN THE SPHERE OF INFLUENCE OF THE GAS PIPELINE COARI-MANAUS IN MANACAPURU, STATE OF AMAZON, BRAZIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16937. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos