O comportamento da dengue no Município de Franca - SP / DENGUE FEVER BEHAVIOR IN THE CITY OF FRANCA - SP

Autores

  • Andréa Porto Aguila Universidade de Franca - UNIFRAN
  • Ana Paula Braganholo Universidade de Franca - UNIFRAN
  • Iucif Abrão Nascif Júnior Universidade de Franca - UNIFRAN

Palavras-chave:

dengue, fatores abióticos, incidência

Resumo

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que, no ano de 2007, houve um aumento significativo de casos notificados de dengue, em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a nova Portaria (Revisão da Portaria 198 do Ministério da Saúde, 12/09/2007), cerca de 438.949 pessoas foram diagnosticadas no país com a doença. Isto significa um aumento da ordem de 45,13% no número de casos. Este avanço não foi observado no município de Franca - SP, que apresenta baixa incidência da doença. Neste estudo relacionamos os fatores abióticos como temperatura, índice pluviométrico e altitude, juntamente com as ações de combate e controle da doença para justificar que mesmo sendo uma região próxima de centros endêmicos da doença, a incidência em Franca continua baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Porto Aguila, Universidade de Franca - UNIFRAN

Cirurgiã dentista formada pela FORP - USP Mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN

Ana Paula Braganholo, Universidade de Franca - UNIFRAN

Educadora Física Mestranda em Promoção de Saúde pela UNIFRAN

Iucif Abrão Nascif Júnior, Universidade de Franca - UNIFRAN

Médico Veterinário Doutor em Medicina Veterinária Preventiva Pesquisador do Programa de Mestrado em Promoção de Saúde da UNIFRAN

Downloads

Publicado

2010-02-02

Como Citar

AGUILA, A. P.; BRAGANHOLO, A. P.; NASCIF JÚNIOR, I. A. O comportamento da dengue no Município de Franca - SP / DENGUE FEVER BEHAVIOR IN THE CITY OF FRANCA - SP. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16932. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos