O uso de geotecnologias para o mapeamento da malária no município de Vitória - ES / THE USE OF GEOTECNOLOGY FOR MAPPING OF THE MALARIA IN THE MUNICIPAL DISTRICT OF VITORIA - BRAZIL

Autores

  • Rafael Dias de Almeida Bacharel em Geografia Universidade Federal do Espírito Santo, UFES
  • Alexandre Rosa dos Santos Doutor em Engenharia Agrícola Universidade Federal do Espírito Santo , UFES -
  • Franciane L. Rubini de Oliveira Louzada Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais Universidade F
  • Gleissy Mary A. D. A. dos Santos Farmacêutica Generalista Faculdade de Filisofia Ciências e Letras de Alegre -

Palavras-chave:

Geografia da Saúde, Sistemas de Informações Geográficas, malária.

Resumo

A produção de informações à gestão de serviços e formulação de política de saúde é hoje no Brasil um desafio às administrações públicas, na busca por planejamento e atuação mais direta dos serviços de saúde. Assim, a presente pesquisa utiliza em conjunto dados sobre a notificação da doença de veiculação hídrica, a malária, contidos no Sistema de Informação sobre Agravos Notificados (SINAN) e as tecnologias dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a fim de evidenciar a empregabilidade do SIG como gerador de informações em saúde. A partir dos dados referentes à malária, que ocorreu no período de 1999 a 2005 no Município de Vitória, foram gerados mapas com números de casos para os períodos seco e chuvoso. Diante dos mapas gerados, foi possível conhecer a distribuição espacial da malária, analisar, discutir apontar as possíveis causas para as situações apresentadas. Verifica-se que a utilização conjunta entre o SIG e o SINAN, é uma importante ferramenta da epidemiologia e saúde pública na otimização das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-04

Como Citar

ALMEIDA, R. D. de; SANTOS, A. R. dos; LOUZADA, F. L. R. de O.; SANTOS, G. M. A. D. A. dos. O uso de geotecnologias para o mapeamento da malária no município de Vitória - ES / THE USE OF GEOTECNOLOGY FOR MAPPING OF THE MALARIA IN THE MUNICIPAL DISTRICT OF VITORIA - BRAZIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16930. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos