A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES E SEUS ASPECTOS POSITIVOS PARA O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Wesley Moreira da Costa
  • Maria Christina Grimaldi da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia516924

Palavras-chave:

Resíduo Hospitalar, Gerenciamento de Resíduos Hospitalares, PGRSS, Saúde, Contaminação, Meio Ambiente, Hospital Residue, Hospital Residue Management, HSPRM, Health, Contamination, Environment,

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a importância ambiental do gerenciamento dos resíduos hospitalares. As etapas do gerenciamento têm como finalidade evitar impactos ao meio ambiente, logo devem ser realizadas com base em uma percepção ambiental bem estruturada, e de forma sistêmica. Essas etapas são interdependentes e se realizadas com sucesso, o processo terá êxito e as alterações ambientais poderão ser controladas ou inexistirem. Na última década, a legislação sofreu grande avanço, proporcionando o início da formação de uma consciência ambiental por parte dos estabelecimentos hospitalares e também da sociedade em geral. Desta forma, o gerenciamento dos resíduos hospitalares proporciona aspectos positivos para o meio ambiente que devem ser ressaltados e levados a conhecimento público, visto que o equilíbrio ambiental é essencial para existência da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Moreira da Costa

Graduado em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH.

Maria Christina Grimaldi da Fonseca

Profª MSc do curso de Geografia e Análise Ambiental do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH.

Downloads

Publicado

02-02-2010

Como Citar

COSTA, W. M. da; FONSECA, M. C. G. da. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES E SEUS ASPECTOS POSITIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 12–31, 2010. DOI: 10.14393/Hygeia516924. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16924. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos