Caracterização de focos de Sarampo através de geoprocessamento em João Dourado/BA / CHARACTERIZATION OF OUTBREAKS OF MEASLES AT JOÃO DOURADO - BA, BY GEOPROCESSING

Autores

  • Thiago Vinicius Neves de Menezes
  • Sirlene de F. Pereira
  • Nelson Bezerra Barbosa

Palavras-chave:

Sarampo, João Dourado, Geoprocessamento

Resumo

O foco deste estudo foi saber as características do Município de João Dourado, Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, onde foi detectados o primeiro caso confirmado de sarampo em 2006 e avaliar o impacto das ações de vigilância epidemiológicas adotadas para a contenção do mesmo. Foi avaliado o número de casos de sarampo por faixa etária, com a utilização de dados secundários existentes na base do Sistema de Informações de Agravos de Notificação, e de cobertura vacinal da base de dados do Sistema de Avaliação do Programa de Imunizações. Bem como na caracterização do local de incidência com o Google Earth e imagens provenientes de sensoriamento remoto. Esta técnica permitiu a identificação do espaço geográfico como um sistema de objetos e ações, que trouxe a tona um novo cenário para a transmissão da doença e o planejamento de ações de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-04

Como Citar

MENEZES, T. V. N. de; PEREIRA, S. de F.; BARBOSA, N. B. Caracterização de focos de Sarampo através de geoprocessamento em João Dourado/BA / CHARACTERIZATION OF OUTBREAKS OF MEASLES AT JOÃO DOURADO - BA, BY GEOPROCESSING. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16923. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos