Vigilância em Saúde no Programa Saúde da Família - HEALTH SURVEILLANCE IN THE FAMILY HEALTH PROGRAM

Autores

  • Jean Ezequiel Limongi Centro Regional de Controle de Zoonoses de Uberlândia/Instituto Passo 1 de Pós
  • Eyre Carla de Menezes . Instituto Passo 1 de Pós-Graduação
  • Antônio Carlos de Menezes Programa Saúde da Família. Secretaria Municipal de Saúde de Araxá-MG/Institu

Palavras-chave:

(Programa Saúde da Família, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde)

Resumo

Para realizar a reorientação do modelo assistencial de saúde do Brasil o Ministério da Saúde tem conduzido sua atuação na reorganização da Atenção Primária por meio de duas propostas, o Programa de Saúde da Família e a concepção de Vigilância em Saúde. A primeira visa às ações de atenção primária à saúde, com uma visão focalizada dos níveis de saúde de uma comunidade, afirmando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde do Brasil. A segunda enfatiza ações voltadas à melhoria das condições e estilos de vida de grupos populacionais específicos, apoiando-se em atividades de educação, comunicação e na formulação de políticas públicas saudáveis nas várias esferas de governo, além do fortalecimento das ações de vigilância. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise sobre a situação da Vigilância em Saúde no Programa Saúde da Família por meio de uma revisão bibliográfica e abordar aspectos relacionados à aplicabilidade e viabilidade da integração destas propostas. Foi observado que a prática de Vigilância em Saúde nas equipes de Saúde da Família ainda enfrenta obstáculos de natureza política e técnica, apesar dos avanços e esforços do Ministério da Saúde nos últimos anos. A integração dessas propostas deve ser encorajada, visto que o Programa Saúde da Família constitui o "lugar naturalâ€? para o desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Ezequiel Limongi, Centro Regional de Controle de Zoonoses de Uberlândia/Instituto Passo 1 de Pós

Biólogo. Mestre em Imunlogia e Parasitologia Aplicadas (ênfase em Epidemiologia). Refêrencia técnica regional em zoonoses (Centro de Controle de Zoonoses de Uberlãndia), Pesquisador na área de Epidemiologia de Doenças Infecciosas/Parasitárias e Professor de Epidemiologia/Saúde Pública e Vigilância em Saúde nas Faculdades de Patos de Minas/Tecsoma e Instituto Passo 1 de Pós-graduação

Eyre Carla de Menezes, . Instituto Passo 1 de Pós-Graduação

Especialista em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Professora do Instituto Passo 1 de Pós-graduação.

Antônio Carlos de Menezes, Programa Saúde da Família. Secretaria Municipal de Saúde de Araxá-MG/Institu

Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família. Odontólogo no Programa Saúde da Família. Secretaria Municipal de Saúde de Araxá-MG

Downloads

Publicado

2009-02-27

Como Citar

LIMONGI, J. E.; MENEZES, E. C. de; MENEZES, A. C. de. Vigilância em Saúde no Programa Saúde da Família - HEALTH SURVEILLANCE IN THE FAMILY HEALTH PROGRAM. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 7, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16916. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos